top of page
  • Foto do escritorLili Garcia

Acidente no set pode gerar multa de £ 2,2 milhões para produtores de “Resident Evil 6”

Uma das dublês mais famosas do mundo, Olivia Jackson, entrou com um processo de £ 2,2 milhões contra os produtores de “Resident Evil 6” (2016), por conta de um grave acidente durante as filmagens. A profissional sofreu severas lesões, ficou 17 dias em coma e teve o braço esquerdo amputado.



Segundo o “ABC News”, Jackson alega em sua denúncia que o acidente ocorreu porque os produtores estavam "levantando considerações financeiras" sobre questões de segurança. O texto ainda aponta que a dublê estava preparada para gravar uma cena de luta, só que, quando chegou no set, foi orientada a gravar uma cena de ação "perigosa e tecnicamente complexa com uma motocicleta com condições climáticas adversas". "A cena exigiu que Jackson pilotasse a moto acelerando em direção à câmera, só que o operador de câmera não levantou o equipamento a tempo, fazendo com que ela se chocasse contra o objeto.”




De acordo com Jackson, antes de assinar o contrato para participar da franquia, os produtores a teriam levado a acreditar que qualquer acidente estaria coberto pela apólice de seguro e que após o acidente eles também teriam prometido prestar todo o suporte financeiro para todas as despesas médicas, no entanto, só pagaram uma pequena fração, de US$ 33 mil.

“Se eu soubesse que tinham limitações no seguro ou que não haveria seguro, eu definitivamente não teria feito o trabalho.”, disse Jackson a ABC News.



O processo pede uma compensação por todos os trabalhos perdidos por ela durante o período em que esteve desabilitada e por todos os compromissos profissionais potenciais que ela irá perder após ter o braço amputado. Na época do acidente, a dublê ganhava £ 20 mil mensais, montante que ainda não voltou a receber, apesar de já estar voltando aos poucos ao trabalho.


Cenas de Risco e Dublês

Antes de realizar o seguro de um projeto, as seguradoras pedem um questionário bastante detalhado com diversas perguntas sobre o projeto. É de extrema importância detalhar minuciosamente a dinâmica das cenas de risco, o nível de segurança adotado pela produção e a experiência dos profissionais que vão realizá-las, pois baseada nessas informações, a seguradora irá aceitar ou não cobrir os riscos e os profissionais específicos.

É importante lembrar que a cobertura de Responsabilidade Civil Empregador, respeitando as condições contratuais do seguro, indeniza eventuais danos corporais aos empregados, que resultem em morte ou invalidez permanente. Os dublês estão excluídos dessa cobertura quando relacionada à atividade básica da profissão, salvo se o acidente ocorrer em uma situação rotineira do projeto. O mesmo se aplica ao seguro de acidentes pessoais.

A cobertura para dublês e/ou cenas de risco só poderá ser concedida mediante expressa autorização da seguradora, mediante requerimento no questionário.



Dica

Não omita ou deixe de detalhar o máximo possível todas as cenas de risco no questionário, ou se for possível, enviar o roteiro para o corretor. Dessa forma, nós saberemos exatamente como gerenciar o risco de forma mais eficiente e eficaz.


Novidade

A fim de diminuirmos o trabalho dos produtores no que se refere ao detalhamento das cenas de risco que serão desenvolvidas por empresa de efeitos visuais mecânicos e/ou dublês, formatamos um novo questionário, onde a produção pode inserir os dados e o contato desses fornecedores para que nós possamos entrar em contato diretamente com eles, tirando todas as dúvidas pertinentes.

42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page